sábado, 6 de outubro de 2012

Como o PT desaprendeu a jogar Xadrez.

Para quem quer entender o que aconteceu em Belo Horizonte, onde PSB e PT eram aliados, inclusive incorporando o PSDB como terceiro partido na coligação.
Explicação perfeita do que aconteceu antes dessa campanha. EXATAMENTE os bastidores da campanha da Prefeitura de Belo Horizonte este ano.
Só que de forma caricata. Os radicais de plantão vão espernear, mas é a realidade. Infeliz realidade de uma política de cargos e aparelhamento da máquina.



O jogo político funciona assim. Não se rompem acordos impunemente. Independente de sua opinião sobre Márcio Lacerda, alterar a posição de uma peça no tabuleiro altera toda dinâmica do jogo. Aliados até então, PT e PSB arcaram com um alto custo nessa campanha na capital mineira. Parece que o custo real para o PT era muito mais alto. Provavelmente porque em momento algum considerou essa possibilidade, permitindo que seu parceiro na aliança, no caso o PSB, concentra-se todo o poder de decisão em suas mãos em momentos anteriores. O custo foi alto e a estrutura do PT construída em 20 anos de prefeitura está por ruir.
Mas, o jogo ainda pode virar. Quem garante, que se confirmada a eleição de Márcio Lacerda, o PT não sinalizará que quer permanecer na aliança? O custo será alto para sua imagem na cidade, mas o partido tem demonstrado claramente nos últimos anos ter aderido a política do "vão-se os anéis, permanecem os dedos".

Amanhã é o dia. Aguardemos os próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário